quarta-feira, 3 de junho de 2009

Você sabe o que é Emocore ?

Sabe quando você fica cansado de ouvir coisas de pessoas ignorantesBURRAS e IDIOTAS ? Pessoas que não sabem P.N do que estão falando, pessoas que se dizem "intelectuais" por não aderirem a modinhas e etc...

Pois é, eu cansei. ;) Por isso vou falar aqui sobre o Emotional Hardcore ou Emocore, chame como preferir. Pra começar, o emocore não começou em meados dos anos 2000, a primeira banda de emocore não foi Simple Plan, e na verdade, Simple Plan ta muito longe de ser uma banda de emocore. Não existem mais bandas que toquem realmente emocore, o que existe hoje, são bandas com INFLUÊNCIAS do velho emocore, mas isso é um assunto pra daqui a pouco.

Eu curto Emocore, não nego, mas não sou nenhum poser, assim como não tenho a "sindrome do underground'(assunto que por sinal é muito bom e logo estarei colocando aqui no blog).

Afinal,

O que é Emo pra vc ? História do movimento Emo

Gostaria de aproveitar esse espaço para dar um pouco de informação sobre o movimento emo, emocore ou emotional hardcore, que tem sido visto com grande preconceito pela sociedade de maneira geral, e principalmente pelas outras tribos.
O Emo surgiu no final da década de 80 com algumas bandas casadas apenas de letras politizadas. O que restou atualmente foram bandas influenciadas que são consideradas as últimas ramificações do Emo.
O Emo, contudo, ao longo dos anos foi se modificando e criando para aqueles que não consideram o Emo morto, ramificações e fases.
O Emo teve a sua primeira fase marcada por bandas como:
- Embrace
- Rites of Spring
- One Last Wish
- Beefeater
- Gray Matter
- Fire Party

Segunda fase 1992/1993, a principal fase do Emo foi marcada pela inclusão do Screamo. Músicas com melodias e berros (quiet/loud). Foi nessa fasse que o Emo se estabeleceu. A segunda fase trouxe bandas como:
- Indiam Summer
- Moss Icon
- Policy of Three
- Still Life
- Navio Forge
São as principais influencias das atuais bandas Emo atuais.

A terceira fase 1992/1996, também conhecida como o fim do Emo, sofreu um processo de “desaceleração”:
- Sunny Day Real
- Mineral
- Sence Field
- Estate
Muitos acreditam que essas foram as ultimas bandas Emo.

Dessa última fase muitas bandas influenciadas por bandas Emo, surgiram bandas como:
- Dance of Days
- EnvyDust
- The Used
- Gloria
- Granada
- Aditive
- Story Of The Year
- Alesana
- Ashes
- Nx Zero
- AFI
- Indene
- Inver Rock

Mantendo o foco no movimento Emo no Brasil, as principais bandas com influencia Emo são:

- Gloria
- Granada
- Envydust


A melhor banda brasileira para exemplificar a industrialização musical, é o NX Zero, criada pelo próprio Yuri Nishida(ex-Gloria e atual Granada), o NX começou com raízes Emo, Hard Core e Punk, mas conforme foi aparecendo na mídia, o NX foi se modificando(escute a música "Razão de ser assim" e depois compare com a música "Daqui pra frente" você verá uma grande diferença). Facilmente pode-se notar observando as musicas da banda antes e depois de ter uma gravador e vídeos na MTV.
Hoje em dia, graças a uma mídia mal informada e preconceitos tem uma visão totalmente errada do que é Emo.
Graças a essa mídia ignorante como MTV, Capricho, Veja, Multishow, SBT, Record, Globo ... tem se formado uma opinião nas pessoas, até mesmo daquelas que dizem ser Emo, com uma visão totalmente deturpada do que realmente é.

Nessa moda, incorporadas por bandas vendidas que se julgam Emo, sem conhecer a história do movimento, e que falam sobre romances e relacionamentos ruins, isso não é Emo.

Emo não é romance, Emo é emoção.
Emo é Hard Core, Emo é peso.

Graças a esses ignorantes, bandas que deveriam prosperar o estilo, estão deixando de se considerar Emo por conta de um preconceito desencadeado por essas bandas que estão tornando o Emo em pop/punk romântico.

Então agora você já sabe, Emo, Emocore ou Emotional HardCore, não é estilo de vida, Emo não é alguém, uma pessoa, Emo não é depressão, Emo é música.
Agora você pode ter suas próprias teorias, pois o que o Emo foi, isso é certo, agora o que o Emo é, é incerto.
Algumas pessoas consideram o Emo morto, que as bandas da década de 90 foram as últimas. Outras que as bandas existentes foram influenciadas pelas bandas verdadeiramente Emo, e que estão levando o estilo adiante.
Isso você pode escolher acreditar ou não, o que você precisa saber é que Emo não é um estilo de vida.

Eu retirei esse texto de uma comunidade do orkut, tentei fazer mas não ficou tão bom quanto esse. ^^
Depois de ler tudo isso, você ainda pensa em sair chorando, cortando os pulsos e se dizendo "emo" ?
Depois de ler isso, você ainda pensa que o emocore começou com Simple Plan e que é coisa pra adolescentes que não entendem nada de música ?

Mas, o grande problema são esses adolescentes retardados, que assistem a MTV, veêm aquelas bandinhas pseudo-emo, tocando uma música podre, que quase sempre é plágio e saem por aí dizendo que são "emo". Ser sentimental não é ser "emo", ser depressivo não é ser "emo", NÃO há como você ser "emo", emocore é música e não modo de viver, agir ou pensar!

Fresno não é emo!
Nx Zero não é emo!
Strike não é emo!
Forfun não é emo!
Roberto Carlos não é emo!
A Pucca que Pariu não é emo! ¬.¬
Você não é emo! ;)

4 comentários:

  1. Eu tenho um amigo q vai ficar muito feliz em saber q n eh emo^^ legal essa matéria

    ResponderExcluir
  2. Oi Isabelle, valeu pelo comentário.
    Fala pro seu amigo ler esse artigo também, assim ele fica sabendo mais sobre o estilo e etc...abraços. ;)

    ResponderExcluir
  3. Verdade essas crianças ficam suchano a idologia emo so pq tem uma franja eles a chão que e emo

    ResponderExcluir
  4. Verdade essas crianças ficam suchano a idologia emo so pq tem uma franja eles a chão que e emo

    ResponderExcluir